Dengue
A dengue é uma doença infecciosa, causada por um arbovírus, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais. Existem quatro variações do vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e
DEN-4. O sorotipo DEN-4 foi notificado no Brasil em 2010 e em Minas Gerais em 2011.
Segundo a Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Estado de Minas Gerais, foi comprovada a transmissão simultânea por diferentes sorotipos no Estado, fato que favorece o aumento da transmissão e a ocorrência de um maior número de casos na forma grave da doença. A pessoa que já teve dengue desenvolve imunidade contra o sorotipo que a infectou, só podendo ser infectada novamente por outro sorotipo. Assim, quanto mais variações do vírus estiverem circulando, maior a chance de mais de pessoas serem infectadas.
2. TRANSMISSÃO
A transmissão da doença se dá pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypit infectado com o vírus transmissor da doença. O mosquito pica uma pessoa infectada, contraindo o vírus. Após um período de incubação, que pode variar de 8 a 12 dias, o mosquito já está apto a infectar outras pessoas. Nos seres humanos, o período de incubação é de 3 a 15 dias, sendo os sintomas percebidos somente após essa etapa.
Figura 1: Aedes aegyptis (Mosquito transmissor do vírus da dengue)
4
O Aedes aegypit se reproduz em água parada, de preferência limpa e se prolifera muito rápido.
Seus ovos são muito resistentes e sobrevivem vários meses até que a chegada de água propicie a incubação. O mosquito da dengue deposita seus ovos em diversos locais e rapidamente se transformam em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto. Normalmente, eles escolhem locais que estejam sombreados e em zonas residenciais.
Figura 2: Ciclo do Mosquito da Dengue (Aedes aegypti)
3. TIPOS DE DENGUE
Existem dois tipos de dengue, a dengue clássica e a dengue hemorrágica, uma forma grave da dengue, que pode ser desenvolvida a partir de complicações da doença em pessoas