dengue
A dengue é uma doença viral, ou seja, causada por vírus, e transmitida pela fêmea do mosquito chamado de Aedes aegypti. Esse mosquito transmissor da dengue é de origem africana e chegou ao Brasil quando o nosso país ainda era apenas uma colônia, através de navios que transportavam os escravos.
Esse mosquito é transmissor não apenas da dengue, mas também de outra doença chamada de febre amarela. É um inseto que gosta de picar suas vítimas durante o dia, e que põe seus ovos em água limpa e parada. O que difere o Aedes aegypti dos outros mosquitos é que ele apresenta várias pintinhas brancas em seu corpo.
CICLO DE REPRODUÇÃO
Seu ciclo de vida compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.
Ovo- medem cerca de 1 mm de comprimento e são depositados um a um pela fêmea em recipientes de água parada, na sua superfície.
Larva- Fase que antecede a pupa, as larvas alimentam-se de substâncias orgânicas, bactérias, fungos e protozoários existentes na água.
Pupa- A pupa não se alimenta, apenas respira e raramente é afetada pela ação de larvicidas.
Adulto- Na fase adulta, já formado o mosquito, macho e fêmea alimentam-se de néctar e sulcos vegetais até a fase de acasalamento (uma única inseminação é suficiente para fecundar todos os ovos que a fêmea venha a produzir durante sua vida)
Como ocorre o contágio e seus sintomas
A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes aegypti que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa fica doente. Os sintomas da dengue são:
* Febre alta;
* Dores de cabeça;
* Dores nos músculos e nas articulações;
* Dores na barriga;
* Dor nos olhos;
* Indisposição;
* Enjoos;
* Vômitos;
* Falta de apetite;
* Manchas vermelhas na pele.
O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas,