Dengue
A Dengue é uma doença infecciosa produzida por um retrovírus, ou vírus genoma RNA, os quais se conhecem quatro tipos: Dengue 1, Dengue 2, Dengue 3, Dengue 4, e transmitida por seu principal vetor, o Aedes Aegyptis, que se caracteriza por sinais e sintomas como febre, cefaléia, mialgia, dor articular, náuseas, vômitos entre outros.
No Brasil, está-se diante de uma epidemia de grandes proporções, suscetível a estender-se por anos apesar dos múltiplos esforços que se faz para contê-la, e que pode agudizar-se devido que originou um aumento nos custos econômicos desenvolvendo crises, e por sua vez desequilíbrio no sistema de saúde.
Isto ocorre principalmente pela variabilidade ambiental existente, em que o vetor sobrevive tão bem nas cidades como no campo, e se espalha por regiões onde antes não estava gerando casos mais graves pela baixa resistência da população.
É por isto que a transmissibilidade da Dengue vem estar correlacionada com fatores que não só são considerados sociais senão também ambientais; e que deve ser estudada e avaliada desde o ponto de vista clínico e epidemiológico, para desenvolver intervenções de controle no âmbito local.
*Graduandos (as) do curso de enfermagem DA Faculdade Alvorada, Brasília/DF.
Introdução
A dengue é uma doença febril causada por vírus (virose), transmitida de uma pessoa doente a uma pessoa sadia pela picada da fêmea contaminada de um mosquito Aedes egypti; os principais sintomas são dores de cabeça, musculares e justas, fraqueza, febre alta, náuseas, vômitos e vermelhidão no corpo, aumento das glândulas linfáticas e comprometimento das vias aéreas superiores. Objetivo Geral: Avaliar a tecnologia educacional desenvolvida no município de Quixadá-CE. Objetivo Específico: Traçar o perfil sócio-econômico dos participantes do estudo, Levantar o conhecimento dos participantes sobre a dengue, Descrever o desenvolvimento e a tecnologia educacional