DENGUE E CHIKUNGUNYA
>>Faça suas apostas para 2015
Esta vidente aposta que sim. Vem aí o Carnaval do “Chico Cunha”, o apelido engraçado que os baianos arranjaram para o vírus de nome esquisito. Na língua maconde, da Tanzânia, onde ele foi identificado pela primeira vez nos anos 1950, chikungunya significa “aqueles que se dobram”. É uma referência à postura curvada dos infectados. A doença provoca terríveis dores nas articulações dos dedos, tornozelos, pulsos e outros sintomas, como febre acima de 39 graus, dores de cabeça e manchas vermelhas na pele. Dói bem mais que dengue durante vários dias ou semanas. Em alguns casos, meses.
>>Vírus chikungunya: um risco maior que o ebola
Desde a chegada do vírus ao Brasil, em junho, a Bahia é o Estado mais afetado. Dos 1.293 casos confirmados no país, segundo o último boletim do Ministério da Saúde, 759 casos ocorreram lá – principalmente nos municípios de Feira de Santana, Riachão do Jacuípe e Salvador. Outros 15 Estados já registraram casos importados da doença, trazidos principalmente por quem viajara para países afetados, como Haiti, Venezuela, República Dominicana, Colômbia e Guiana.
“Tenho medo dessa época do ano”, diz o virologista Celso Granato, professor da Universidade Federal de São Paulo e diretor clínico da