febre de chikungunya
São Paulo, 2014.
O que é a febre chikungunya?
É uma condição viral muito semelhante à dengue. Transmitida pelo Aedes aegypti, a doença vem causando certo alarde, especialmente por já ter feito vítimas em países da Ásia, Europa, África e, recentemente, América. Neste continente, foram regiões do Caribe e a Guiana Francesa que mais sofreram até então.
Uma das maiores preocupações para o nosso país é o fato de que os mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela também podem transmitir a febre chikungunya. Como há tempos lutamos contra a dengue, é necessário agora o dobro da atenção para que o Brasil não sofra com uma situação ainda pior. Além disto, o ciclo de transmissão é mais rápido do que o ciclo da dengue, sendo que em cerca de 7 dias após o contato com o vírus o mosquito já pode começar a contaminação.
Pessoas com suspeita de infecção pelo vírus CHIKV devem ser encaminhadas imediatamente para algum posto oficial de serviços de saúde. É fundamental evitar que estes indivíduos atuem na proliferação da condição, sendo que se eles forem picados por algum mosquito, este irá se infectar e passar a doença para outras pessoas.
Como se adquire
A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e menos comumente pelo mosquito Aedes albopictus. A transmissão não se dá de pessoa para pessoa, sendo necessário que o mosquito pique alguém contaminado para transmitir o vírus para outras pessoas.
O ciclo de transmissão é mais rápido do que o da dengue e tende a durar cerca de 1 semana. Após este período, o mosquito pode ficar com o vírus dentro dele por toda a vida, passando a condição para as pessoas que ele picar e que não tenha anticorpos contra a mesma.
Sintomas
Pessoas de ambos os sexos e de todas as idades estão vulneráveis a tanto. No entanto, a apresentação clínica dos sintomas varia de acordo com a idade, sendo que os mais jovens e os mais idosos sofrem mais com a condição. O período de