Demonstrações das analises financeiras
E de suma importância para o administrador compreender as demonstrações contábeis da organização que está inserida.
As demonstrações financeira como também são chamadas, representa um canal de comunicação com os seus clientes internos e externos permitindo uma visão ampla do negocio sendo ponto de partida para as tomadas de decisão e planejamento futuros de orçamentos.
A maioria das empresas desenvolve diferentes modelos e conteúdos de demonstrações financeiras. Para os administradores, é desenvolvida uma demonstração mais detalhada que proporciona uma visão melhor para gerenciar suas unidades de negócios específicas; para a alta administração são desenvolvidas versões mais resumidas dessas demonstrações; para os acionistas estarem cientes da situação econômica e financeira da empresa, são desenvolvidas demonstrações que contém informações auditadas e por fim, para a Receita Federal é desenvolvido demonstrações fiscais.
Temos quatro tipos de demonstrações financeira básicas, sendo Balanço Patrimonial Demonstração de Resultado (DRE), Demonstrações das mutações do Patrimônio Liquido e Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).Classificação do Passivo:
Passivo Circulante: composto por todas as obrigações que vencerem no exercício social seguinte.
Ex.: Fornecedores, Salários e Encargos a Pagar, Provisão para Férias, Empréstimos, Debêntures, Encargos Financeiros a Pagar, Impostos a Recolher, Provisão para Imposto de Renda etc.
Passivo Exigível em Longo Prazo: composto pelas contas representativas das obrigações com vencimentos após o término do exercício social seguinte.
Ex.: Financiamentos e Empréstimos Bancários, Adiantamentos de Sócios, Adiantamentos de Acionistas, Empréstimos de Coligadas e Empréstimos de Controladas etc.
Resultado de Exercícios Futuros: são contabilizados as receitas e os custos referentes a exercícios outros que não os em curso.
Ex.: Receita Antecipada e Custos Atribuídos à Receita