Demonstrações Contábeis
As dificuldades de capital de giro numa empresa podem ser devidas, principalmente, à ocorrência de determinados fatores, tais como: redução de vendas, aumento das despesas financeiras, Operacionais, aumento de custos, entre outros.
Teoricamente as despesas fixas não deveriam aumentar muito com a expansão nas vendas, mas muitas vezes o empresário aproveita o bom momento e contrata um assistente aqui e outro ali, muda de escritório para um lugar mais amplo e confortável e, com isso, as despesas sobem.
Os custos variáveis, esses sim, aumentam proporcionalmente às vendas. Vale comentar que nem sempre o empresário consegue adicionar no preço o aumento dos insumos e matérias-primas, perdendo, então, parte da margem de lucro dos produtos ou serviços vendidos.
Outro ponto que influencia quanto capital de giro será necessário para que a empresa possa crescer é o prazo de estocagem e os prazos de pagamento de fornecedores e recebimento dos clientes. Quanto maior o prazo que se deixa o produto parado na prateleira e quanto mais prazo se dá para os clientes pagarem, maior a necessidade de capital de giro. De outro lado do “cabo de guerra” está o prazo que você tem para pagar seus fornecedores. Conseguindo um bom prazo para pagar, você diminui o “desencaixe” financeiro, ou seja, a necessidade de tomar dinheiro no mercado ou colocar dinheiro pessoal ou, ainda, encontrar investidores para seu negócio. Para a correta tomada de decisão em uma empresa, é necessário que haja uma boa administração do capital de giro, pois este é de suma importância para o desenvolvimento operacional das empresas. Para que isso ocorra, o administrador tem a obrigação de saber a política adotada pela empresa, pois é necessário considerar o perfil setorial, o ciclo produtivo, a forma de cobrança. Por exemplo, há setores que têm como característica vender à vista e comprar a