Demonstrações Contábeis
demonstração contábil e sua importância na auditoria
Cascavel-paraná
2013
demonstração contábil e sua importância na auditoria
Atividade Interdisciplinar referente as disciplinas de Análise de Demonstrações Contábeis, Auditoria de Sistema de Informações, Auditoria Ambiental e Social e Arbitragem, apresentada ao UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 44 - 2013.
cascavel-paraná
2013
Em todos os aspectos econômicos, para que sejam consistentes as informações geradas pelas demonstrações contábeis, elas devem ser interpretadas dentro das características do setor da atividade da empresa. Esse trabalho de análise muitas vezes, é orientado por um profissional que desempenha esta função conforme comentado por Assaf Neto (2010, p. 38), “...de que a análise de balanços é não somente desenvolvida por meio de aplicações de técnica, mas também orientada, em grande parte, pela sensibilidade e experiência do analista.”
Os usuários dessas informações são: fornecedores, clientes, acionistas, concorrentes, governo, bancos e os próprios administradores.
LEI 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976 – Seção II – Demonstrações Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício: I - balanço patrimonial; II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; III - demonstração do resultado do exercício; e IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007) V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007) § 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas