Paisagismo
Papiro-brasileiro – Cyperus giganteus
Nome Científico: Cyperus giganteus
Nomes Populares: Papiro-brasileiro, Papiro
Família: Cyperaceae
Categoria: Plantas Aquáticas, Plantas Palustres
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Engana-se quem acredita que este é o papiro utilizado pelos egípcios. Na verdade esta planta é brasileira, mas é muito parecida com o Cyperus papyrus, o papiro verdadeiro. O papiro-brasileiroé uma excelente planta palustre, isto é, adapta-se e cria um efeito excelente na beira de laguinhos, fontes e espelhos de água. Ela apresenta hastes longas com uma cabeleira de folhas finas nas pontas. As flores são pequenas, amarelas, discretas e não apresentam importância ornamental.
Devem ser cultivadas a pleno sol, sempre na beira da água, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal. Tolerante ao frio. Multiplica-se através da divisão das touceiras, preservando a estrutura completa da planta, com rizoma, raízes e hastes.
Flor-de-lis-da-sibéria – Iris sibirica
Nome Científico: Iris sibirica
Nomes Populares: Flor-de-lis-da-sibéria, Íris-da-sibéria, Lírio-siberiano
Família: Iridaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes, Plantas Aquáticas,Plantas Palustres
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
Origem: Ásia, Sibéria
Altura: 0.9 a 1.2 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A flor-de-lis-da-sibéria é uma bela florífera, que forma touceiras grandes e de textura delicada. Suas folhas são delgadas, lineares como as de um capim e com coloração verde intensa. Ela forma touceiras volumosas, densas, com cerca de 50 a 120 cm de altura e apresenta rizoma fino e raízes fibrosas. As flores surgem no verão, sustentadas por hastes eretas e cilíndricas, elevadas acima da folhagem. Estas flores são originalmente azuis, grandes e vistosas, mas atualmente há uma grande variedade de cultivares e