Demonstrações contabeis
Introdução
Como resumo deste livro podemos dizer:
Partimos do princípio que:
1) uma boa análise deve ser feito com base no tripé de decisões da empresa; 1) Liquidez ou Situação Financeira 2) Endividamento ou Estrutura de Capital 3) Rentabilidade ou Situação Econômica
2) que a análise do tripé pode ser feita em três níveis, de acordo com a necessidade dos usuários: 2.1) Introdutório 2.2) Intermediário 2.3) Avançado
Evidentemente que não esgotamos neste livro os três níveis, dando uma ênfase maior para o nível introdutório e o intermediário, peculiares a um curso de graduação.
A seguir apresentamos um gráfico que mostra os três níveis.
:
Em outras palavras podemos dizer a respeito deste livro:
:
1) uma boa análise deve ser feito com base no tripé de decisões da empresa: Situação Financeira (liquidez ...), Estrutura de Capital (endividamento ... ) e Situação Econômica (rentabilidade ... )
2) que a análise do tripé pode ser feita em três níveis, de acordo com a necessidade dos usuários: Introdutório ( complemento à Contabilidade Introdutória, Análise de Balanços para Não Contadores ...), Introdutório e Intermediário (Análise das Dem. Contábeis, Administração Financeira ...), Intermediário e Avançado ( pós lato-sensu, MBA, concurso público ...) e Avançado (stricto-sensu, MBA na área financeira ...)
Destacados como pontos fortes deste livro
1) Analisamos todas as Demonstrações Contábeis relevantes e não só o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício enfatizados exageradamente em diversas obras nesta área. Além destas duas demonstrações, sem dúvida fundamentais, analisamos os Fluxos de Caixa (direto e indireto), a Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos, a Demonstração do Valor Agregado e alguns indicadores de outras demonstrações.
Como ponto de partida, é importante entender que todas as demonstrações explicam o Balanço Patrimonial: