Demonstração financeira
Demonstrações Financeiras são relatórios contábeis ou demonstrações contábeis denominadas pela Lei da Sociedades Anônimas, que ajudam na tomada de decisão. O objetivo das demonstrações financeiras é de proporcionar informações acerca da posição financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa de uma determinada entidade.
Relatórios contábeis são resumos ordenados da Contabilidade com objetivo de atender aos usuários da Contabilidade. Os relatórios Contábeis são elaborados de acordo com as necessidades dos usuários. Os relatórios Contábeis obrigatórios de acordo com a Legislação brasileira são denominados Demonstrações Financeiras. As principais demonstrações financeiras obrigatórias são: Balanço Patrimonial, Demonstração do resultado do exercício, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e demonstração dos Fluxos de caixa.
As demonstrações financeiras serão apresentadas em duas colunas, destacando o ano atual e o ano anterior. As empresas que deverão apresentar Demonstrações financeiras, semestralmente, são as S.A. de capital aberto e as Instituições financeiras.
Notas Explicativas são complementos das Demonstrações Financeiras: São informações adicionais indicadas no rodapé das Demonstrações Financeiras. Um exercício social também conhecido como período contábil que compõem de 12 (doze)meses. S.A. o capital é dividido em partes iguais denominadas ações. Normalmente, são muitos proprietários (acionistas). O S.A. de capital aberto negocia ações ao público, em geral por meio de bolsa de valores. A Companhia deverá publicar as demonstrações financeiras no Diário Oficial e em outro jornal de grande circulação.
Ltda. o capital é dividido em partes iguais denominadas quotas. Normalmente são poucos sócios, e não é necessário publicar em jornais as demonstrações , porém, deverá apresentá-las ao Imposto de Renda. Lembrando que todas as empresas são sujeitas a fiscalização do Imposto de