Demonstração financeira
A Contabilidade utiliza das Demonstrações Financeiras para consolidar as informações analisando estas e disponibilizando-as aos seus usuários. Assim, um usuário interno, como a própria administração da empresa pode tomar decisões mais precisas com base nestas informações, da mesma forma, usuários externos, como investidores, bancos dentre outros, podem utilizar as mesmas. Veremos a seguir em um breve resumo, dois tipos de Demonstrações Financeiras, o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício e formas de Análises das Demonstrações Financeiras, de grande importância, como por exemplo, as técnicas de Análise Horizontal e Vertical, além das Análises por Índices Financeiros.
ETAPA 1
Aula tema: Estruturas das demonstrações financeiras. Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.
Passo 2
Balanço Patrimonial
Demonstra a situação econômico-financeira da empresa, quais os bens, direitos e obrigações desta. Esta demonstração fornece os saldos das contas patrimoniais, confrontando as origens e aplicações dos recursos bem como o resultado gerado.
O Balanço Patrimonial é dividido inicialmente entre Ativo e Passivo.
No Ativo encontraremos as contas que representam os bens e os direitos da entidade, o ativo subdivide-se em:
• Ativo Circulante: São os grupos de contas com maior liquidez, e são realizados dentro do prazo de um exercício. Neles encontramos, por exemplo, as contas de Caixa, Bancos, Clientes, Estoques, dentre outras, ou seja, contas que apresentam disponibilidade imediata.
• Ativo Não Circulante: São identificadas como contas duradouras, assim Realizáveis em Longo Prazo, por se realizarem após o findo o exercício, exemplos destes são empréstimos de sócios, contas a receber após o exercício.
• O Ativo Permanente é uma conta extinta pela lei 11.941/2009 e que representava bens de vida útil prolongada, como bem disse Marcelo Cardoso de Azevedo,