Demonstrativos de resultados da empresa Grendene
Este estudo de caso tem por objetivo identificar e analisar a empresa Grendene do ponto de vista da administração financeira através de seu Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultados como foco no ano 2012. Para tanto, obtivemos informações relevantes ao estudo através de pesquisa no site da empresa e consulta ao Relatório Anual 2012.
1.1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A Grendene é uma das maiores produtoras mundiais de calçados, fundada há 42 anos possui tecnologia própria e exclusiva na produção de calçados. É uma companhia formada por 11 marcas que são Melissa, Grendha, Ilhabela, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Grendene Kids e Grendene Baby. Mesmo que com diversas marcas a Grendene é uma empresa totalmente integrada, instalada em 6 unidades industriais, é compostas por 12 fábricas de calçados, com capacidade de 200 milhões de pares por ano, além de fábrica de PVC que produz a matéria prima para consumo próprio em sua produção de calçados.
1.2. POLÍTICA DE ESTOQUES
O valor do estoque é avaliado pelo custo médio de aquisição ou custo médio de produção, desde que este valor não exceda o valor realizável liquido que é apurado pela diferença entre o preço de venda do produto reduzido os custos incorridos para realizar a venda. Alguns produtos específicos tem baixa rotatividade e para esses produtos a provisão para estoque é feita através do histórico de revenda. Com o objetivo de otimizar o processo de vendas junto aos seus representantes e consumidores finais, a Grendene, adotou a solução VMI (Vendor Managed Inventory) da NeoGrid, um software para a sincronização da cadeia de suprimentos, atualmente este processo envolve seus 15 maiores clientes o que representa 700 lojas conectadas e permite ampla visibilidade do comportamento de vendas e da posição de estoques nas regiões em que atua. A empresa já contabiliza os ganhos obtidos depois que