Análise empresa greendene
ESTUDO DE CASO: ANÁLISE FINANCEIRA
EMPRESA GRENDENE S/A
Belo Horizonte
2012
CLAUDIO COSTA
ESTUDO DE CASO: ANÁLISE FINANCEIRA
EMPRESA GRENDENE S/A
Trabalho apresentado à disciplina Gestão Financeira, do módulo de Administração Empresarial do curso MBA em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Liderança de Equipes de Alta Performance.
Professor: Rogério Fernandez
Belo Horizonte
Abril / 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. ANÁLISE FINANCEIRA 4 2.1. INDICADORES DE LIQUIDEZ 4 2.2. INDICADORES DE ENDIVIDAMENTO 5 2.3. INDICADORES DE ESTRUTURA DE FINANCIAMENTO 5 2.4. INDICADORES ECONÔMICOS 6 2.5. INDICADORES DE DESEMPENHO OPERACIONAL 6 2.6. INDICADORES DE GESTÃO DE CAIXA 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
ANEXO 1 – CÁLCULO DOS INDICADORES 8
1. INTRODUÇÃO
A Grendene S/A é uma sociedade anônima de capital aberto, enquadrada no setor de Consumo Cíclico, subsetor Tecidos, Vestuários e Calçados, segmento Calçados. É responsável pelas marcas Grendha, Ipanema, Grendene Kids e Rider. Desde 2004 tem suas ações negociadas na Bovespa.
Este trabalho irá apresentar um parecer a respeito da situação da empresa, no que diz respeito aos aspectos financeiro, econômico e operacional.
2. ANÁLISE FINANCEIRA
2.1. INDICADORES DE LIQUIDEZ
O Capital Circulante Líquido – CCL – é positivo e aumenta com o passar dos anos, indicando que a empresa consegue pagar fornecedores, impostos e empréstimos (obrigações de curto prazo) com recursos de curto prazo, por exemplo, estoque, créditos ou aplicações a receber.
A Liquidez Corrente – LC – da empresa também é alta, reafirmando sua capacidade de honrar com obrigações de curto prazo, e indicando um estoque volumoso, que