Projeto
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
ESTUDO DE CASO: GRENDENE
Adriana Antunes de Oliveira - RM 45668
Paulo Cesar Barbosa - RM 45875
Paulo Cesar de Oliveira - RM 46016
Marcos C. Silva - RM 45839
Professor Adalton Ozaki
SÃO PAULO, NOVEMBRO
2013
Adriana Antunes de Oliveira - RM 45668
Paulo Cesar Barbosa - RM 45875
Paulo Cesar de Oliveira - RM 46016
Marcos C. Silva - RM 45839
ESTUDO DE CASO: GRENDENE
Estudo de caso sobre análise do balanço da empresa elaborado junto ao professor da disciplina Planejamento Estratégico de Negócios.
Orientador: Professor Adalton Ozaki
SÃO PAULO, NOVEMBRO
2013
Conteúdo
1- Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso da empresa Grendene, apresentando uma análise utilizando o chamado “Modelo das Cinco Forças de Porter”, que foi concebido por Michael Porter em 1979. Também são apresentados os pontos fortes e fracos dessa empresa e, também, suas vantagens competitivas no mercado.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é demonstrar uma análise de cenário da empresa Grendene S/A de suas potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças. Justificativa
Pela sua representatividade no cenário nacional e também participação no mercado internacional como empresa de capital aberto e, por sua solidez econômica, escolhemos a empresa Grendene S/A para estudo de caso.
2- Histórico
Idéias simples aliadas à ousadia e a busca contínua para oferecer produtos inovadores: assim é a Grendene, uma empresa com mais de 40 anos que conquistou um papel de destaque no setor de calçados no mundo.
O começo foi em 1971, quando os irmãos Pedro e Alexandre Grendene Bartelle fundaram a Plásticos Grendene Ltda, em Farroupilha (RS). Atentos às possibilidades do plástico na indústria, iniciaram a fabricação de embalagens plásticas para