DEMONSTRA ES FINANCEIRAS Material De Aula Contabilidade
Objetivos (conceito)
Este capítulo visa mostrar e identificar as principais Demonstrações Financeiras.
As Demonstrações são elaboradas de acordo com as necessidades dos usuários. Os dados são coletados pela contabilidade e apresentados periodicamente aos interessados de maneira resumida e ordenada.
Os relatórios (demonstrações) são elaborados, levando-se em consideração os tipos de empresas.
Dos inúmeros relatórios que há em Contabilidade, temos que destacar aqueles que são obrigatórios de acordo com a legislação brasileira. Esses relatórios são conhecidos como demonstrações financeiras ou também como demonstrações contábeis.
PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
As principais demonstrações financeiras obrigatórias por lei a partir de 2008:
Balanço Patrimonial(BP).
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPAc).
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC).
Demonstração do Valor Adicionado (DVA).*
A DVA é obrigatória apenas para as companhias abertas (que negociam ações na Bolsa de Valores).
As demonstrações financeiras, acima relacionadas, seguem a Lei nº 6.404/76, que dispõe sobre as Sociedades por Ações, que é mais conhecida pela Lei das S.A.
Segundo o disposto no art. 176 da Lei das S.A., a companhia deverá, ao fim de cada exercício social, elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as demonstrações relatadas acima, com as devidas alterações pelas leis 11.638/07 11.941/09.
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
A Lei das Sociedades por Ações, estabelece que, ao fim de cada período de 12 meses, a empresa deverá elaborar com base na contabilidade, as demonstrações financeiras. Esse período é denominado exercício social ou período contábil. Convém salientar, que não há necessidade de que o exercício social coincida com o ano civil (01.01 a 31.12), mas para fins fiscais, o Imposto de Renda sugere o encerramento em 31.12.
REQUISITOS PARA A PUBLICAÇÃO DAS