Democracia
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
FILOSOFIA
Fernanda Santos – RGM: 123969-4
William da Silva Guariroba - RGM: 124717-4
1º SEMESTRE
TURMAS: GFIN 1º C
CAMPUS: LIBERDADE
São Paulo
2012
Se o Brasil fosse um país democrático não seríamos um país com tantas desigualdades. Marilena Chauí
De acordo com Marilena Chaui, a democracia no Brasil ainda precisa ser inventada.
۩. A democracia como ideologia No centro do discurso político capitalista encontra-se a defesa da democracia.
Vimos que as formações sociais totalitárias cresceram à sombra da crítica à democracia liberal, considerada responsável pela desordem e caos socioeconômicos, porque abandona a sociedade à cobiça ilimitada dos ricos e poderosos. A democracia é o mal.
Por seu turno, na luta contra os totalitarismos, os Estados capitalistas afirmaram tratar-se do combate entre a opressão e a liberdade, a ditadura e a democracia. A democracia é o bem.
Nos dois casos, a democracia, erguida ora como o mal, ora como o bem, deixava de ser encarada como forma da vida social para tornar-se um tipo de governo e um instrumento ideológico para esconder o que ela é, em nome do que ela “vale”. Tanto assim, que os grandes Estados capitalistas, campeões da democracia, não tiveram dúvida em auxiliar a implantação de regimes autoritários (portanto antidemocráticos) toda vez que lhes pareceu conveniente.
Embora liberalismo e Estado do Bem-Estar Social (ou social democracia) sejam diferentes quanto à questão dos direitos — o primeiro limita os direitos à cidadania política definida pela classe dominante, o segundo amplia a cidadania política e acolhe a idéia de direitos sociais —, no que tange à democracia são semelhantes. Como ambos a definem de fato? Como regime da lei e da ordem para a garantia das liberdades individuais. O que isso quer dizer?
Em primeiro lugar, que identificam liberdade e competição — tanto a competição econômica da chamada “livre