democracia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CIENCIAS POLÍTICAS
PROFESSORA: SUELY DIAS
ALUNO: MARCELO VINÍCIUS BENELI COELHO RIBEIRO (1322203)
FICHAMENTO SOBRE O TEXTO
“O QUE É DEMOCRACIA”
São Luis ,2014
Dos 194 países deste mundo, que são reconhecidos pelas Nações Unidas, 123 usam o regime de democracias. Mais que a metade de todos os estados estabeleceu assim uma forma de poder, na qual o povo está a participar de uma maneira ou de outra na governação. Cada um e cada uma têm certamente a sua própria ideia do que significA democracia.
A democracia como forma de estado está em demarcação com a monarquia, aristocracia e ditadura. O poder surge do povo, está a ser exercido pelo povo e no seu próprio interesse.
LIBERDADES BÁSICAS E DIREITOS BÁSICOS
Direitos humanos são mais do que apenas uma componente da democracia. Eles são a pré-condição para o funcionamento de um sistema democrático. O desenvolvimento e a consolidação de direitos humanos é apenas possível, quando as pessoas vivem numa democracia, porque só aí elas próprias concebem as suas leis e conseguem controlar publicamente os três poderes - o poder legislativo, o poder executivo e o poder judiciário.Os direitos humanos podem, além disso, só ser eficazes, quando o poder do estado for sujeito a uma lei e quando todas as pessoas forem tratados iguais neste tribunal.Para uma justiça independente em democracias seja, por sua vez, é necessário uma divisão de poderes.
Daí resulta um triângulo composto por democracia, direitos humanos e divisão de poderes, os quais estão posicionados em dependência mútua um do outro.Eles constituem a base da convivência de todas as pessoas, seja a nível internacional, nacional, local ou familiar.
ELEIÇÕES
Eleições constituem um dos mais importantes pilares da