Democracia x capitalismo
Atualmente vivemos a democracia, afinal elegemos nossos representantes políticos, mas é necessário efetivar outras concepções de democracia, para termos mais que uma democracia de eleitores, uma democracia de cidadãos, que possibilite a participação igualitária do povo nas decisões referentes à sua vida, e de sua sociedade.
Mesmo sabendo que a escola ainda é um espaço de manutenção do sistema, e as políticas educacionais muitas vezes servem para ajustar o indivíduo ao capitalismo e ao neoliberalismo, é preciso acreditar que através de uma boa educação podemos e devemos formar cidadãos críticos, capazes de reivindicar seus direitos, e conscientes de seu papel, procurem lutar por políticas que beneficiem a sociedade.
É difícil conceber o papel do Estado frente às contradições do capitalismo, de um lado o neoliberalismo contestando a participação do Estado no amparo dos direitos sociais, reduzindo o cidadão em mero consumidor, insistindo nas privatizações do patrimônio público, em favor da globalização; e de outro lado o Estado do Bem Estar Social devendo garantir serviços públicos e proteção a população.
Infelizmente hoje o Estado continua sendo um aparelho ideológico da classe dominante, agindo muito mais de acordo com o neoliberalismo, e manipulado pelo capitalismo. Então, com o intuito de mostrar-se atento aos interesses dos trabalhadores e da população em geral, aplica-se uma política assistencialista, o dever do Estado