Democracia e Filosofia
Entre os sec. VI e V a.C, a sociedade grega passou por uma enorme transformação politica e cultural chamada de “século do ouro”. O responsável por estimular as artes e as atividades econômicas da cidade, tornando-se um centro de referencia foi Péricles. Contudo o imperialismo ateniense causou uma cisão no mundo grego apos a vitória sobre os persas nas guerras medicas. A partir disso o mundo grego começou a declinar. Dentro desse contexto, é que temos a consolidação e o aperfeiçoamento do modelo politico conhecido como democracia, em que os cidadãos tornaram se responsáveis em gerir a coisa publica, reunindo-se e tomando a palavra A’gora, espaço publico reservado as decisões que envolviam a polis.
Physis: o homem torna-se centro de tudo.
Nomos: criado pelo homem, possui regras distintas.
Ai nascem os sofistas, que se dedicavam a ensinar a arte da oratória (pois no ágora, so os que eram mais desinibidos e sabiam falar que davam sua opinião). Ali a cidadania define um espaço de debate onde a arte de convencimento é valorizada, ou seja, a persuasão .
Embora a democracia possa ser definida como "o governo do povo, pelo povo e para o povo", é importante lembrar que o significado de "governo" e "povo" na Atenas Antiga difere daquele das democracias contemporâneas. Enquanto a democracia contemporânea em geral considera o governo um corpo formado por representantes eleitos, e o "povo" (geralmente) como um conjunto de cidadãos próprios de uma nação, homens e mulheres, acima dos 18 anos, os atenienses consideravam o "governo" como sendo a assembléia (ekklesia) que