Filosofia democracia
Eduardo Rezende Varandas
Democracia segundo filósofos antigos
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de filosofia do 3º ano ITA do colégio Isaac Newton.
Prof. Karina Oliveira Brito
Cuiabá
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 HISTÓRIA DA DEMOCRACIA 5
1.1 A DEMOCRACIA ATENIENSE E A DEMOCRACIA ATUAL 6
2 A RESPEITO DA FILOSOFIA NA DEMOCRACIA 7
2.1 DEMOCRACIA SEGUNDO ARISTÓTELES 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Venho por meio deste trabalho, demonstrar a influência da filosofia na democracia atual. Por meio de ideias de filósofos da antiguidade, o que eles pensavam e o que esse pensamento influenciou nos tempos atuais dando foco a democracia.
1 HISTÓRIA DA DEMOCRACIA
Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões. A maior parte das nações do mundo atual seguem o sistema democrático.
Embora tenha surgido na Grécia Antiga, a democracia foi pouco usada pelos países até o século XIX. Até este século, grande parte dos países do mundo usavam sistemas políticos que colocavam o poder de decisão nas mãos dos governantes. Já no século XX, a democracia passou a ser predominante no mundo. A democracia na Grécia era exercida de maneira direta. Ou seja, os cidadãos iam a uma espécie de praça central e discutiam as propostas para o bem estar da polis (cidade-estado). Essa democracia também era restrita a homens adultos e livres.
Hoje em dia, no nosso país, ela é exercida de maneira indireta, por meio da eleição de representantes