DEMOCRACIA TICA E CIDADANIA OK
Amanda Vieira da cruz
ARIANE CAROLINE DA SILVA
QUÍMICA
Democracia, Ética e CIDADANIA.
Paulínia
2015
INTRODUÇÃO
Democracia, ética e cidadania são palavras que se ouve frequentemente e fazem parte do nosso dia a dia, tantas vezes soam de forma banal ocultando os reais valores. O momento atual revela a profunda necessidade da construção de valores pessoais voltados para o interesse e beneficio da sociedade, pois é certo que o estado democrático legitimamente constituído para democracia.
No inicio do século XX, o Brasil entra no processo de modernização, um avanço marcado pela dominação de alguns grupos de ricos, brancos, educados, e dolarizados que obtiveram uma relação de poder em campos específicos, da economia, saúde, política e militar, isso acarretou a exclusão social e gerou duas classes, a elite dominadora e a classe dos trabalhadores dominados. Estas desigualdades sociais têm servido de barreiras no processo de democratização.
A democracia embora não esteja presente no mundo hoje, uma das principais funções é proteger os direitos humanos fundamentais como: Liberdade de expressão, ter oportunidades de organizar e participar na vida política, econômica e cultural da sociedade. Todo ser humano nasce com direitos inalienáveis, e esses direitos capacitam as pessoas a buscarem uma vida digna. Nenhum governo pode conferi-los, mas todos devem protegê-los, a liberdade construída sobre uma base de justiça, tolerância e dignidade e respeito independentemente da etnia, convicção política ou classe social, permitindo assim que busquem esses direitos fundamentais, diferentemente de outrora em que as ditaduras negavam esses direitos humanos, e as sociedades livres lutaram continuamente para alcança-los.
Todos nós temos direito a um trabalho com salário digno, uma boa educação, um atendimento mais qualificado na saúde publica, e devemos ressaltar também que são incluídos direitos civis, dispor do próprio corpo, ter segurança no seu lazer do