consumo consciente
Ele surgiu através do instituto Akatu, que é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o Consumo Consciente.
Por que do surgimento desse termo é que todo produto ou objeto que utilizamos para atender as nossas necessidades são fabricados com recursos naturais, cuja extração e beneficiamento podem trazer prejuízos ao meio ambiente. Com o desgaste, grande parte desses materiais retorna ao meio ambiente na forma de resíduos ou rejeitos, muitos deles contaminando a natureza.
Dessa forma, todo tipo de consumo causa impactos positivos ou negativos para a sociedade.
Pensando em melhorar essa situação surgiu a ideia CONSUMO CONSCIENTE, que é aquele que busca atender as necessidades humanas escolhendo produtos ou procedimentos que diminuam os impactos negativos e aumentem os impactos positivos ao meio ambiente e a sociedade.
Por que da necessidade do consumo consciente.
O consumo consciente é necessário para que os recursos naturais não se acabem e para que possam se renovar na natureza.
O consumo consciente consiste em fazer as pessoas se conscientizarem e fale-la parar de consumir o que não é necessário por elas.
Definição de consumidor: consciente, engajado (integrado), iniciante e indiferente.
Consciente é o consumidor que tem a percepção que seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a toda coletividade e as futuras gerações. O consumidor engajado, logo abaixo do consciente, é aquele que percebe que consumo consciente é mais do que apenas uma maneira de economizar recursos, mas ainda não o pratica amplamente. O iniciante é o consumidor que pratica o consumo consciente pensando apenas em evitar desperdícios. E o indiferente é o consumidor que, como o nome diz, é indiferente a todas as práticas de sustentabilidade no consumo.
Dicas de consumo consciente e importância dessas atitudes para o planeta.