Democracia no Brasil
Depois da derrota do nazi-fascismo na 2ª GM, os ideiais democráticos tomaram conta de grande parte do mundo ocidental. A redemocratização do país iniciou-se com a realização das eleições, após a renúncia forçada de Getúlio Vargas em 1945. Senadores e deputados foram eleitos para compor uma nova Assembleia Constituinte, para elaborar uma nova Constituição para o país. Dentre os senadores estava GV. Foi então promulgada a Constituição de 1946, que era liberal e tinha como pontos fundamentais:
*Princípios básicos: democracia como regime político da nação. República foi tida como forma de governo e o presidencialismo como sistema de governo. Todos os três poderes atuariam de modo independente e com equilíbrio de forças. *Direito de voto: voto secreto e universal para maiores de 18 anos. Analfabetos, cabos e soldados não podiam votar. *Direito trabalhista: agora os trabalhadores tinham direito de greve *Mandatos eletivos: mandato presidencial de cinco anos e não era permetida a re-eleição; os deputados teriam mandato de quatro anos e tinha direito a re-eleição e os senadores teriam mandato de oito anos. *Direito dos cidadãos: direitos fundamentais, como a liberdade de pensamento, de crença religiosa, de expressão.
> Governo Dutra (1946- 1950):
Característica: Conservador na política, liberal na economia. Concorrei as eleições de 1945 pelo PSD e recebendo apoio político do PTB. Governou em um período de pós-guerra em que optou-se por manter relações com os EUA. Houve, então, o rompimento de relações com a URSS. Outra medida tomada foi que o Partido Comunista voltada a ser ilegal e Luís Carlos Prestes que ocupava cargo de senador, teve o seu mandato cassado. O governo agia de forma autoritária com os trabalhadores. Havia enorme insatisfação em relação aos salários, que não aumentavam e o custo de vida crescia. Dutra dizia que para conter e acabar com a inflação não podia