MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES E ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA
INSTITUTO DE FÍSICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA III
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES E ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA
Goiânia-Go 2014 RESUMO
Um movimento que se repete em intervalos regulares de tempo (o período T) é chamado de oscilação. Se esse movimento puder ser descrito por apenas uma função harmônica, do tipo seno ou cosseno, disse-se que o movimento é harmônico simples, MHS. Ondas estacionárias são ondas que permanecem em uma posição constante em um intervalo de tempo arbitrário. Formam-se quando duas ondas idênticas se encontram, se movendo em sentidos opostos. Em um movimento harmônico simples num sistema massa-mola vertical, o período é diretamente proporcional a massa aplicada ao sistema, ou seja quanto maior for a massa maior será o tempo para que o corpo de massa m, suspenso pela mola, levará para executar um ciclo completo do movimento oscilatório. Quando se mantém fixo o número de meios comprimentos de onda em na dada corda e aumentando-se a tensão a amplitude da onda reduz, pois vai alterar os condições de ressonância reduzindo sua amplitude.
1. INTRODUÇÃO
Uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela frequência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda (YOUNG, 2008).
Ondas estacionárias são ondas que permanecem em uma posição constante em um intervalo de tempo arbitrário. Formam-se quando duas ondas idênticas se encontram, se movendo em sentidos opostos. São ondas resultantes da superposição de duas ondas de mesma frequência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direção e sentidos opostos (YOUNG, 2008).
Na corda uniforme de densidade linear µ, submetida a uma tensão T e velocidade de