Democracia Grega
Em 508 a. C. foi inventado na cidade de Atenas um novo sistema político - a democracia - que representava uma alternativa à tirania. Esta reforma, concedia a cada cidadão um voto apenas, nas assembléias regulares relativas a assuntos públicos.
Surgiu também um conselho de 500 membros - a Bulé - mudado anualmente, que era constituído por cidadãos com idades acima dos 30 anos que não podiam [´[servir mais do que duas vezes numa vida. A Bulé era o pilar do novo regime
Esta alternativa à tirania incluía camponeses, mas excluía as mulheres como iguais. No entanto, como experiência política seria a mais imitada e copiada de todas.
Todos os cidadãos do sexo masculino eram livres de assistir às assembléias, que debatiam e ratificavam as questões civis, normalmente quatro vezes por mês.
Não havia nesse tempo partidos políticos organizados; contrariamente aos sistemas democráticos atuais.
As decisões respeitavam a opinião da maioria relativamente a cada assunto aberto ao debate.
MAS O QUE É DEMOCRACIA ?
DEMOS: POVO
KRATOS: FORÇA, SOBERANIA, PODER
Portanto: Governo pelo povo
E POLIS ?
Cidade, em Grego.
Um pequeno estado soberano que compreende a cidade e o campo ao redor.
A participação política, contudo, era restrita a 10% dos habitantes da cidade. Ficavam excluídos da vida pública, entre outros, estrangeiros residentes em Atenas (metecos), escravos e mulheres, ou a maior parte da população.
Na época era de 400.000, sendo em 40.000 "cidadãos", 100 000 de metecos, 200.000 de escravos e 60.000 de mulheres e crianças.
FORMAÇÃO
Os povos que colonizaram e habitaram foram os AQUEUS, EÓLIOS, JÔNIOS e DÓRIOS.
Todos falavam a mesma língua e tinham costumes semelhantes, mas viam seus vizinhos como rivais e guerreavam entre si.
DIÁSPORAS(*) GREGAS
A Grécia possui um terreno arenoso e pouco fértil. O relevo de seu litoral levou os gregos à navegação, em busca de terras mais férteis e