Democracia Ateniese
Durante o período pós batalhas contra os Persas, foi criada e reformada por três legisladores Drákon (621 a.C.), Sólon (594 a.C.) e Clístenes (521 a.C.) foram consolidadas transformando Atenas “berço do regime democrático”.
O cenário do surgimento da democracia ateniense pode ser compreendido por uma série de transformações sofridas pela sociedade e pela economia. Reformulação das instituições politicas da cidade-Estado, nova tradição jurídica, ampliação de reformas políticas, foram algumas dessas transformações.
Quais as instruções os grupos criaram para fundamentar e garantir o regime de funcionamento do regime democrático?
Cidadãos de Atenas eram aqueles que eram “legítimos”, ou seja, filhos de pais atenienses, maior de 18 anos de idade e do sexo masculino, cerca de 10% da população que vivia em Atenas na época.
Abulé ou Conselho de Quinhentos era um importante órgão legislativo que dividia funções antes controladas pelo Areópago ateniense controlado pelos aristocratas. À Eclésia foi uma instituição mais ampla onde os cidadãos poderiam aprovar ou rejeitar as leis elaboradas por Eclésia. Por ultimo o Helieu seria composto por juízes com objetivo de julgar os cidadãos atenienses de acordo com as leis escritas.
Qual a importância do discurso como ferramenta de participação política do regime?
Aqueles que possuíam uma boa oratória e habilidade eram escolhidos numa assembleia popular, por isso era importante o candidato ser dotado de um bom discurso, pois os maiores cargos de poder eram concebido desta forma. Demostrando a sua capacidade de entender o espírito da sua comunidade, estabelecer uma profunda ligação com os ouvintes e identificar sua imagem e sua pessoa com aquelas virtudes que são por todos admirados.
Quais os princípios basilares do regime grego? Quais seus significados e limitações?
1º principio- a democracia na sua oposição ao totalitarismo se inspira nos princípios que determinam os