Demarcação cientifica Pedro Demo
A ciência, é propriamente um processo, que traduz a realidade sempre volúvel, mutável, contraditória, nunca acabada, em vir a ser. Em ciência sempre estamos começando de novo, o conceito de ciência depende da nossa concepção de realidade.
Como esses fenômenos (dogmatismo, relativismo, senso comum e ideologia ) podem influenciar negativamente o trabalho científico?
Para ocorrer o trabalho científico, todos esses fenômenos estarão presentes, pois, você precisará ter um fundamento intelectual, saber que todo conhecimento é relativamente aplicado de acordo com a época que se transpõe, ter um conhecimento ao seu redor da sociedade que presencia e seu próprio conjunto de idéias e pensamentos, divergindo cada um entre si, influenciando as vezes negativamente.
Como neutralizá-los?
Colocando ordem nas idéias, dividindo-as em parte, é preciso definir, distinguir, classificar, opor, ou seja, são todas atividades da lógica, fundamentais para que o objeto apareça com horizonte claro.
O Direito pode também sofre influências negativas dessas visões de mundo?
Sim, o Direito precisa ter coerência para ser aplicado, por este motivo vem a ter um estudo muito aprofundado baseando-se em todos os fenômenos conjunto com a realidade atual cabendo a aplicação de determinada discussão jurídica ou não
Como ocorre a demarcação científica?
A demarcação científica é o esforço de separar o que é e o que não é científico, ou seja, ela ocorre diferenciando todo o estudo da ciência do senso comum, ou seja, a forma comum de conhecermos a realidade.
A demarcação científica possui limitações. Por quase motivos e quais são elas?
Toda ciência precisa ter coerência, no entanto, a demarcação científica tem valor certamente relativo; é o caso típico de uma discussão, ou seja, de algo por definição discutível, podendo fazer da ciência mero instrumento de justificação ideológica.
Qual a