Demandas sobre familia
Nos dias atuais as demandas sobre família vêm crescendo de uma forma bastante complexa, pois agora a mulher na família exerce vários papéis, inclusive na maioria das vezes de chefe de família, as crianças e adolescentes buscam mais a sensação de prazer, muitas vezes usando drogas, se prostituindo, a violência em forma de preconceito também está muito em meio ao dia –a –dia, como por exemplo, a violência com os transexuais, lésbicas, negros... etc. Antes o conceito de família era classificado como tradicional, tinha como figura central o pai que era detentor do poder financeiro, disciplinador e autoritário deixando para segundo plano a mulher e os filhos.
Agora esse conceito já está em um período de transição, onde as famílias sofrem por diversas transformações, por um lado positiva que é a divisão de responsabilidades, a participação cooperativa das partes, a igualdade de direitos, a valorização da mulher como ser pensante e capaz, antes a mulher era uma simples dona de casa e procriadora, agora também pode ser uma mulher de negócios, cursarem uma faculdade, ser dona de seu próprio dinheiro, a mulher se tornou independente, livre para ter suas escolhas, podendo assim alterar a estrutura familiar. Muitos pais se encontram perdidos com essas transformações. O álbum de família moderna requer legendas cada vez mais encorpadas para explicar quem é quem. O retrato atual não reflete mais o modelo clássico, composto de pai, mãe e filhos de um mesmo casamento. Aquele que parece ser o pai é o padrasto; a moça com uma criança no colo não é a mãe, mas uma meia-irmã; os três jovens que dividem o mesmo teto são um casal e uma amiga; e aquela que parecia ser a mãe pode ser na verdade a namorada dela.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acabam de divulgar uma nova análise dos dados do último censo. Ele confirma a mudança, na prática, do conceito de família: atualmente, 47% dos domicílios organizam-se de formas nas quais no mínimo um