DEMANDAS PARA O SERVI O SOCIAL
Marlene Silvana da Fonseca, e-mail: marlenesilvanaf@hotmail.com
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – Campo Verde-MT
O assistente social é o profissional destinado a cuidar de questões sociais, formulando e implementando propostas de intervenção para enfrentar dificuldades e promover o exercício pleno da cidadania. Sendo assim, é o profissional responsável a propor ações que melhorem as condições de vida de pessoas, sejam crianças, adolescentes ou adultos, e que estejam sob qualquer tipo de risco. Também permitem analisar e entender a dinâmica social e as dificuldades individuais e comunitárias. Demandas para o serviço social é um conjunto de atividades que são realizadas pelo serviço social em uma instituição.
Desde os primórdios da profissão, o assistente Social sempre foi requisitado pelas empresas para atuar nas relações: capital e trabalho, buscando atenuar os conflitos e criar condições para o aumento da produtividade.
Com o processo de reestruturação produtiva, globalização e inovações tecnológicas, as empresas tornaram-se mais competitivas. E devido as transformações societárias, ocorre uma ampliação do espaço aos profissionais que trabalham na área de Recursos Humanos das empresas, por possuir habilidades e competências em trabalhar com pessoas, formando vínculos, parcerias e mediações, exercendo funções voltadas à implantação de programas de qualidade.
Benefícios previdenciários (auxílio doença, procuração, carência, majoração de 25% sobre a aposentaodoria por invalidez, isenção de carência, FGTS e/ou PIS/PASEP para patologias graves, etc); Benefícios assistenciais: BPC/LOAS de amparo ao idoso e ao deficiente; TFD (Tratamento fora de domicílio); Programas governamentais como o Bolsa Família; Política local de passe-livre e carro de apoio; Passe-livre interestadual; Mandado Judicial; Direitos reprodutivos, etc., são as demandas e orientações mais recorrentes ao serviço social.
As demandas profissionais para o Serviço