Demanda
DEMANDA EFETIVA
Resultado os postos de trabalhos destruídos muitos superiores aos novos empregos. Grandes variáveis macroeconômicas, investimentos, consumo doméstico, as receitas e despesas públicas, com efeito agravante da esfera monetária e financeira.
Influencias da mundialização do capital sobre o consumo doméstico: * Queda dos rendimentos do trabalho assalariado, rebaixamento salarial, as incertezas diante do futuro, esses países com o desemprego é elevado e a cultura do trabalho informal, pouco desenvolvido são os primeiro a serem atingidos. A influência depressiva propaga-se depois internacionalmente de forma afetar a conjuntura mundial. * Redistribuição de renda resulta da ascensão dos mercados e aplicações financeira. * Despesas públicas, resultante da queda na arrecadação de impostos diretos e indiretos, em função do desemprego e da estagnação do consumo. O governo compensa a queda da receita com o aumento da divida publica, em consequências surge a Crise Fiscal dos Estados.
O resultado é uma situação na qual diminui a capacidade de intervenção dos Estados para sustentar a Demanda, ao mesmo tempo em que o seu papel se enfraquece em decorrência da liberalização do comercio exterior e da mobilidade do capital, bem como em função dos ataques que sofrem dos arautos do liberalismo. Conjugada aos efeitos das politicas neoliberais acarreta a redução de emprego no serviço publico e a aceleração das privatizações e desregulamentações. (subsídios, isenções fiscais, revogação de direitos trabalhistas). Rumo a Abalos Financeiros seguidos?
ABALOS FINANCEIROS
Bolha financeira é riqueza a partir do zero, a esfera financeira alimenta-se da riqueza criada pelo investimento e pela mobilização de uma forma de trabalho de múltiplos níveis de qualificação, ela não cria nada por si própria, representa um jogo de soma zero. Quando alguém ganha o outro perde. Essa esfera financeira deixa de ser