Demanda e mercado
MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
1.1. Definição de Estatística
Quando estamos às vésperas de uma eleição, muitas pessoas ficam ansiosas pelos resultados das chamadas pesquisas eleitorais, muitas vezes decidindo seu voto a partir do resultado provável destas pesquisas.
Há sete anos a Rede Globo de Televisão coloca no ar um programa chamado Big Brother Brasil, um jogo onde a cada semana dois participantes são levados ao chamado “paredão” e uma delas é sempre eliminada. Os sites da Internet, antes do resultado final de cada eliminação, fazem enquetes, ou pesquisas, fazendo projeções de quem será o provável eliminado a partir da votação dos internautas. Geralmente, estas projeções se confirmam.
Quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informa o valor da renda per capita no Brasil está noticiando ao país sua renda média por habitante.
Todas estas informações só são possíveis dado a existência de uma técnica que engloba os métodos científicos para a coleta, organização, apresentação, tratamento e análise de dados, que possibilita não apenas a formulação de conclusões válidas e importantes baseadas em tais análises, como também a tomada de decisões a partir das mesmas. O objetivo da Estatística é fazer com que dados dispersos se transformem em informação valiosa.
Os gráficos acima são bastante ilustrativos da importância da estatística como instrumento matemático para análises relevantes que envolvem nosso dia-a-dia de cidadãos comuns. Estas informações foram extraídas do relatório trimestral elaborado em dezembro de 2006 pelo BACEN (Banco Central do Brasil), e mostram as variações das taxas de inflação tanto levando em consideração os preços de atacado quanto os preços ao consumidor do ano de 2005 e 2006. Estas informações, que nos afetam diretamente, só foram possíveis graças a utilização dos instrumentos da estatística. Estas informações e muitas outras estão