Demanda, oferta e ponto de equilibrio
Índice
Curva de Demanda, Oferta ponto de Equilíbrio
Tudo se iniciou com pesquisas feita por Antoine Augustin Cournot (1801-1877), Grande matemático e economista francês, conhecido principalmente por seus estudos sobre a oferta e a demanda, foi o primeiro a usar funções e formulas matemáticas para explicar exemplificar sua teoria.
Demanda.
Teoria da demanda, quanto maior o preço de um bem menor demanda, quanto menor preço maior demanda, existem vários fatores que podem alterar a demanda(Di) de um produto entre elas os principais são: Seu preço (P¹), Preço de outros produtos (Pj), Renda do consumidor(R), Preferências do consumidor (G), assim temos a devida função matemática; Di= f (P¹, Pj, R, G).
Seu preço (P¹), Demanda declinante, quanto maior o preço menor a demanda, menor preço maior demanda.
Preço de outros produtos (Pj), o preço de outros bens podem influenciar a demanda de um bem positivamente ou negativamente dependendo de que categoria esse bem se enquadra as categorias são:
a) Bens substitutos; aumento do preço do outro bem, aumenta a demanda do outro bem. Ex: Aumento do preço de um refrigerante de uma determinada marca aumenta a demanda do concorrente.
b) Bens complementares; (vendidos em conjunto) aumento do preço do bem complementar diminui a demanda do bem. Ex: Aumento do valor do sistema operacional, aumenta o valor do bem e diminui a demanda por computadores, pois um bem complementa o outro e são vendidos em conjunto.
Renda do consumidor(R): com o aumento ou a diminuição da renda pode alterar a demanda de um bem dependendo de que categoria esse bem se enquadra, os tipos de bens são
a) Bem normal, a renda dos consumidores aumenta e a demanda do produto também. Exemplo: Refrigerante quanto maior a renda do