demanda, oferta, equilíbrio e elasticidadde
1. Admita que a demanda por um bem seja representada pela equação D =10 – 0,2Qd e a oferta pela equação S = 2 + 0,2Qd. Utilizando as condições de equilíbrio de mercado determine o preço e a quantidade ofertada e demandada deste bem.
Igualando a oferta e a demanda, obtemos o ponto de equilíbrio.
10 – 0,2Qd = 2 + 0,2Qd 0,4Q = 8
4Q = 8 10
Q = 20
A quantidade de equilíbrio é estabelecida quando a oferta e a demanda são iguais a 20. Substituindo Q em uma das equações teremos o preço de equilíbrio.
P = 2 + 0,2Q
P = 2 + 0,2 * 20
P = 2 +4
P = 6
2. Sobre elasticidade:
a) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?
Os fatores que influenciam a elasticidade-preço demanda são a existência de bens substitutos; o peso do bem no orçamento e a essencialidade do bem.
b) Porque a elasticidade-preço da demanda de sal é próxima de zero? Explique
O sal de cozinha por ser pouco substituível, ter pouco peso no orçamento e ser um produto essencial apresenta elasticidade preço-demanda próxima de zero, ou seja, espera-se que, mesmo que o preço do sal dobre, as pessoas irão manter as quantidades demandadas de sal.
c) Defina elasticidade-renda;
Quando a demanda por um bem é inelástica, espera-se que não haja variação na quantidade demandada quando há aumento de preço. Logo, sendo a receita total igual ao produto entre preço unitário e quantidade, se há aumento de preço, mantendo a quantidade constante, haverá aumento da receita total.
d) Defina elasticidade-preço cruzada da demanda;
Elasticidade-preço cruzada da demanda entre os bens x e y é a variação percentual de quantidade demandada do bem x, para cada unidade de variação percentual do preço y.
e) Defina elasticidade-preço da oferta.
É a variação percentual na quantidade ofertada do bem x, para cada unidade de variação percentual no preço do bem x.
3. Explique por que o ponto de tangência da restrição orçamentária com a curva de indiferença é a