Delphi
DE
DELPHI 7.0
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.
PROFa. GILENE BORGES GOMES.
Home page: http://www.gomeshp.com
E-mail: gilene@gomeshp.com
Apostila de Delphi 7.0
_______________________________________________________________________ Profa. Gilene B. Gomes ______
1. INTRODUÇÃO
Delphi possui um ambiente de desenvolvimento fácil de usar, com uma grande Biblioteca de
Componentes Visuais (VCL - Visual Component Library). A VCL contém código de botões, campos, rótulos, gráficos, caixas de diálogo e acesso e tabelas de bancos de dados, e foi desenvolvida levando em conta as velocidades no desenvolvimento de aplicativos e na execução destes aplicativos. Vantagens do Delphi :
- Facilidade em alterações e implementações
- Melhor estruturação do código
- Velocidade
- Verdadeira orientação a objetos
O rápido desenvolvimento de aplicativos é possível graças aos vários controles disponíveis na paleta de componentes, onde o programador escolhe um destes componentes, e coloca-o diretamente no local desejado, dentro de um formulário. Formulário este que será a janela do aplicativo apresentada ao usuário.
O Delphi permite o uso de objetos, e sua criação. Ele trabalha com eventos que dão início à alguma rotina de trabalho, ou seja, o programa fica parado até que um evento ocorra.
Um programa tradicional, feito para ser executado em DOS, é organizado em torno de estruturas de dados com um loop principal e uma série de sub-rotinas constituindo o aplicativo, com procedimentos e funções separados para manipular os dados.
Um programa orientado a objetos e eventos é organizado em torno de um conjunto de objetos. Onde cada objeto possui propriedades que o definem, e vários códigos (eventos) dando funcionalidade a este objeto. Ou seja, objetos são estruturas que combinam dados e funções em uma mesma estrutura.
Um Objeto possui dados internos, que não podem ser acessados por outros objetos e dados externos, também chamados de