Aquecimento Global
Introdução
Diariamente acompanhamos pela televisão, revistas e jornais as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, furacões (cada vez mais devastadores) causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? A maioria dos cientistas afirma que o Aquecimento Global está relacionado a todos estes acontecimentos. Mas o que é o Aquecimento Global?
O Aquecimento Global é o aumento da temperatura média de todo o planeta e é causado pelo Efeito Estufa. E o que é o Efeito Estufa? O Efeito Estufa é um fenômeno natural ocasionado pela concentração de gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) na atmosfera que agem como isolantes absorvendo uma parte da energia irradiada pelo planeta. Na ausência desta ação isolante a Terra iria se resfriar muito, ou seja, o Efeito Estufa é essencial para a manutenção da vida na Terra. Porém, os mesmos gases em alta concentração são prejudiciais à vida no planeta uma vez que eles formam uma espessa camada de poluentes que impede que grande parte da radiação infravermelha (que é gerada pelo Sol) se dissipe e, infelizmente, é isso que vem acontecendo com o passar dos anos.
Como ocorre o Efeito Estufa. (http://www.rudzerhost.com/ambiente/estufa.htm)
Mas quem são os culpados pelo Aquecimento Global? Existe uma pequena parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno a diversas causas naturais. Entre essas causas, destaca-se a Variação da Radiação Solar (aumento da temperatura da Terra a cada 11