DELEUZE E A EDUCAÇÃO
A mera repetição de fórmulas e conceitos da educação tradicional parece ignorar a capacidade criativa dos alunos. Somos, na maior parte das vezes, condicionados à meros mecanismos de perpetuação do status quo. Ao invés disso, a educação deveria ser como uma ferramenta que permiti ao aluno redescobrir o mundo a sua volta. A educação deveria servir para todos, mesmo as pessoas mais simples deveriam ver na educação como uma possibilidade, e não uma mera reprodução de discursos sem significação.
A educação pode ser agente de transformação das pessoa e do mundo. Por meio do incentivo a criação, é possível gerar um ambiente capaz de transformar o mundo interior e exterior dos alunos. A educação, longe de restringir o intelecto, deveria ser capaz de fazer proliferar as experiências de pensamento. Deveria propiciar uma reaprendizagem de visão de vida: um olhar ao mundo.
A educação pode ser utilizada tanto para a manutenção do status quo como para a transformação do mundo. Ao deslocar o foco acadêmico abstrato para o campo concreto dos acontecimentos é possível reaprender ver o mundo. Além disto, por meio do esforço criativo, este enfoque permite a superação da cristalização do pensamento, que passa desapercebido em nosso cotidiano.
Desta maneira, fica claro que a rigidez dos métodos tradicionais de ensino é incapaz de atender às demandas do homem moderno na busca de seu caminho mundo. O modelo de ensino tradicional brasileiro, na