Dei te melhor de mim
Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe
Resumo do Livro ‘O Mundo Em Que Vivi’ de Ilse Losa
[pic]
Trabalho da disciplina de Língua Portuguesa
Docente: Luís Filipe Carvalho
Realizado pela aluna: Adalzira Sofia Lima Nº3 Turma:H Sala:39 11ºano Ano Lectivo:2012-2013
S.Tomé, 04 de Abril de 2013
Título: O Mundo em que vivi
Autora: Ilse Losa do Livro: O Mundo em que Vivi
Autor: Ilse Losa
Este conto fala de uma menina chamada Rose, essa menina era frágil, de cabelo loiro, de feições infantilmente lisas é marcada pelo amor e admiração que tinha pelo avô Markus, mas também por questões sem resposta como os motivos que levam os adultos a envolverem-se em guerras.
O crescimento de Rose, foi marcado pois era uma criança diferente das outras por ser judia, mas como tantas outras na sua maneira de ser, na vista que tinha acerca do mundo que a rodeava, apenas o que a diferenciava era mesmo ser judia. Rose, sendo então uma criança como tantas outras, caracterizava-se pela sua curiosidade, imaginação, ingenuidade e sensibilidade. A curiosidade de Rose revela-se pelo desconhecimento que tem do mundo em geral e da guerra. Além disso, é muito curiosa, querendo conhecer os membros da família que via nos álbuns com o avô, tentando também perceber por que razão não usa meias como as dos colegas ou qual o problema de ser judia, entre outros aspectos.
A sensibilidade de Rose está ligada aos seus avós, tendo dois irmãos, que não viviam com ela mas com os seus pais. A relação que estabelece com eles é diferente. Para ela, o avô é uma figura paterna, que lhe dá força e ânimo, que lhe dá mimos, que lhe faz surpresas, ou seja, o avô é o adulto que mais importância tem na sua vida. Verifica-se que tem uma dependência