degenerativas
Seminário de Biopatologia
13 Dezembro 2006
Doenças desmielinizantes e degenerativas do SNC
Doença de Creutzfeldt-Jakob
A doença de Creutzfeldt-Jakob está incluída no grupo das Encefalopatias
Espongiformes. É uma doença rara, que se manifesta clinicamente por uma demência rapidamente progressiva.
Embora haja diferenças entre as várias encefalopatias espongiformes, todas estão associadas com formas anormais da proteína priónica (PrP). A PrP é uma proteína celular normal presente nos neurónios. A doença ocorre quando esta proteína sofre uma alteração conformacional da sua isoforma normal contendo uma α-hélice (PrPc) para uma isoforma β anormal em folha pregueada (PrPsc) resistente a proteases (como a protease K). A acumulação de PrPsc parece ser a causa da patologia nestas doenças, porém, o mecanismo pelo causa morte neuronal é ainda desconhecido.
A alteração conformacional ocorre:
•
•
Espontaneamente (em 85% dos casos)
Hereditariamente
A PrPc é codificada pelo gene PRNP, com locais importantes de mutação
(codão 178) e polimorfismo associado com a doença (codão 129). Nos indivíduos normais, o codão 178 codifica Asp e o codão 129 codifica
Met ou Val. Em formas familiares da doença, a mutação altera o codão 178 para Asn. Quando o alelo contendo a mutação Asn tem também uma Val no codão 129, o paciente desenvolve doença de Creutzfeldt-Jakob. Pelo contrário, quando o alelo tem um Met no codão 129 o distúrbio clínico é a insónia familiar fatal (outra doença pertencente às encefalopatias enpongiformes).
1
•
Inoculação
A natureza infecciosa das moléculas PrPsc deriva da sua habilidade em alterar a integridade de componentes celulares normais através de alterações conformacionais. De facto, a PrPsc é capaz de recrutar e converter outras moléculas de PrPc em PrPsc.
Caso 1
Uma mulher de 80 anos, 3 meses antes do falecimento, iniciou alteração da
orientação