Degelo dos pólos
O Degelo dos Pólos
Ano Lectivo 2011/2012
Índice
Capa 1
Índice 2
Introdução 3
O que é o degelo dos pólos? 4
Causas do degelo dos pólos 5
Consequências do degelo dos pólos 6
Animais dos pólos 7,8,9,10
E quais as soluções? 11
Conclusão 12
Net-Grafia 13
Contra-Capa 14
Introdução
O degelo dos pólos é provocado pelo aquecimento global podendo ameaçar pessoas e espécies animais (como os ursos polares). O considerável aquecimento do Árctico está a afectar milhões de pessoas e, em 2100, poderá causar a extinção dos ursos polares, raposas do Árctico, etc.
O acelerado degelo no Árctico é evidente. As temperaturas nesta região são a prova de que o panorama não está a melhorar.
As temperaturas estão a subir no Árctico, duas vezes mais que a generalidade do planeta e podem ascender aos 4-7 graus centígrados no ano de 2100. A Sibéria e o Alasca já 'aqueceram' 2-3 graus centígrados desde 1950.
O mar gelado no Pólo Norte pode simplesmente desaparecer no final do século e, para já, os cientistas sabem que a massa de gelo já regrediu entre 15 a 20 por cento nos últimos 30 anos... Por isso, vou falar sobre o degelo dos pólos, no qual se inserem: alguns dos animais que se podem vir a extinguir; o que é; Quais as causas e consequências e Quais a soluções.
Espero que gostem.
O que é o degelo dos pólos?
O degelo é caracterizado pelo derretimento de parte das calotas polares, ou seja, áreas congeladas dos pólos. Este derretimento é normal dentro do ciclo térmico do local, permitindo assim o reaparecimento da vegetação e a continuidade do ciclo de vida dos animais do local.
Com o aumento da temperatura, o derretimento acontece antes do tempo previsto, influenciando o ciclo de vida de animais e vegetais, além do volume de água proveniente desse degelo ser maior. O que pode levar a um aumento do volume dos oceanos e o desaparecimento de algumas ilhas e cidades que estejam perto do mar. Mas isso a longo prazo.