Deformação Elastica
Nesse trabalho temos como objetivo mostrar como cada material reage a variações dimensionais devido à umidade, temperatura e esforços mecânicos. Outra problemática a ser discutida será como juntar materiais com propriedades físicas diferente. Conhecer bem o material com o qual vamos trabalhar permite que se tire melhor proveito de suas características e que se evite usá-lo de maneira inadequada, não só pondo em risco a estrutura projetada como a tornando antieconômica.
Algumas propriedades devem ser bem conhecidas para que a aplicação do material nas estruturas seja feita de maneira mais adequada, tanto técnica quanto economicamente. As propriedades mais importantes do ponto de vista estrutural são tensão de ruptura ou admissível, tração, compressão, flexão e cisalhamento; módulo de elasticidade; coeficiente de dilatação térmica.COMPORTAMENTO DE PARTÍCULAS
Quando uma força é aplicada a um material, o resultado é que se ele deforma, ou seja, que suas partículas são deslocadas de sua posição original. Desde que a força não ultrapasse certo limite crítico, os deslocamentos são reversíveis. Assim, quando a força é removida, as partículas voltam às suas posições iniciais, não se verificando nenhuma deformação permanente do material. Neste caso diz-se que existiu comportamento elástico.
Quando além de certo limite de tensão, chamado limite de proporcionalidade, o material continua a comportar-se de forma elástica, porém a relação tensão x deformação não é mais linear.
Porém, quando o sólido for submetido a uma tensão que ultrapasse um certo limite, conhecido como limite de elasticidade, ele não mais recuperará sua forma original quando a tensão não mais atuar.
Um pequeno aumento de tensão provocará um elevado grau de deformação. Quando a tensão for removida e a deformação não regressa a