Definições e finalidades
Ethernet
A ethernet é uma das arquiteturas utilizadas nas redes locais (LAN), sendo atualmente a mais popular. As redes ethernet utilizam geralmente cabos coaxiais embora possam recorrer a outros meios, tais como cabos do tipo linha telefónica e ondas rádio que ligam diversos computadores. Cada um desses computadores compete com os restantes no acesso à rede, existindo regras que determinam qual deles pode transmitir informação num determinado momento. A informação pode ser transmitida para apenas um dos computadores ou em modo broadcast para todos os computadores da rede.
Sua função é agrupar os dados estregues pelos protocolos de alto nível (TCP/IP por exemplo) e inseri-los dentro de quadros (frames) que serão enviados através da rede.
Token-ring
Token-ring é um protocolo de redes que opera na camada física (ligação de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo da sua aplicação. Usa um símbolo (em inglês, token), que consiste numa trama de três bytes, que circula numa topologia em anel em que as estações devem aguardar a sua recepção para transmitir. A transmissão dá-se durante uma pequena janela de tempo, e apenas por quem detém o token.
Este protocolo foi descontinuado em detrimento de Ethernet e é utilizado atualmente apenas em infraestruturas antigas.
Sua finalidade é facilitar uma estrutura de fiação simples usando cabo par trançado para conectar um computador a um socket de parede e daí a um concentrador de fiação principal.
FDDI
Acrônimo de Fiber Distributed Data Interface, um padrão para o uso de cabos de fibras óticas em redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs). A FDDI fornece especificações para a velocidade de transmissão de dados (alta, 100 Mbps), em redes em anel, podendo, por exemplo, conectar 1000 estações de trabalho a distâncias de até 200 Km.
Em 1980, com a finalidade de desenvolver uma rede de alto desempenho de propósito geral, foi formado um grupo de trabalho chamado de ANSI X3T9.5. Em junho de