Definição e tipos de nuvens
Definição e Tipos de Nuvens - Parte 1
As nuvens são o resultado da evaporação de parte da água que está na superfície terrestre, essas depois se condensam quando há acúmulo de ar frio na região atmosférica em que estejam.
Elas estão acima de 50% da superfície terrestre e nos pólos são mais próximas umas das outras pela constante condensação de quantidades enormes delas.
Os tipos de nuvens:
Cumulus - os cumulus são nuvens com contorno em protuberâncias bem definidas e tem grande desenvolvimento vertical. Sua base está na média de 2Km de altitude, podendo conter cristais de gelo no topo. Possuem coloração bem branca quando a luz forte do Sol é refletida por elas e podem originar pancadas de chuva, sendo também, nuvens formadas e vistas em dias bem quentes.
Cumulonimbus - essas nuvens são parecidas com os cumulus. As nuvens cumulonimbus são bastante "lisas" nas partes superiores além de terem grande extensão, outras características são a grande dimensão vertical, como os cumulus, constituídas também de grandes "torres". Nas partes mais baixas são constituídas de gotículas de água e nas partes mais altas, constituem-se de cristais de gelo, podem gerar chuvas de granizo. As partes mais altas da nuvem podem formar uma estrutura que lembra uma bigorna. Veja a imagem abaixo:
Stratocumulus - são cinzentas e esbranquiçadas, são formadas por gotículas de água e podem provocar chuvas fracas. São da forma de grânulos. Veja a imagem:
Stratus - nuvem cinzenta que provoca chuvisco. De cor cinza forte com base uniforme, costuma encobrir o sol ou a lua. Também são granuladas e desperssas no céu como os stratocumulus. Abaixo, a imagem de uma stratus:
Congestus - são quase como as cumulus a diferença é que possui bordas protuberantes no topo e considerável desenvolvimento vertical, indica profunda instabilidade e favorecimento por escoamento ciclônico em altitude. Confira a imagem abaixo:
Os tipos de nuvens descritos são aqueles