Definição Etanol
O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se a cana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.
Uso do etanol
É utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis.
Características principais e fórmula
Apresenta-se na forma de um líquido incolor e sua fórmula química é C2H5OH. novo etanol ainda enfrenta dificuldades tecnicas para chegar aos postos Vantagens e desvantagens do etanol
Uma das maiores vantagens do etanol é que é um combustível que não polui tanto o meio ambiente.
Vantagens:
O etanol é muito mais limpo em relação aos combustíveis fósseis, por este motivo, polui-se menos o meio ambiente É um combustível pode ser obtido em qualquer lugar do mundo, apesar de que apenas o Brasil possui a fórmula de produção do etanol Como apenas o Brasil possui a fórmula do etanol isso faz o país não depender de produções estrangeiras É um combustível que não possui tecnologia complexa em relação a sua produção, seja para com o bio-etanol como para a síntese química.
Uma das maiores reclamações dos consumidores é que desde 2003 o etanol tem aumentado muito o preço.
Desvantagens
É um combustível que provoca grande gasto de energia para sua produção É um combustível do tipo bio-etanol que necessita de grande quantidade e amplos terrenos de cultivo para obtenção de matéria prima, fator que pode resultar em menos terra para produção de alimentos ou maior quantidade de áreas desmatadas para o cultivo da cana-de-açúcar.
O Brasil é hoje em dia o maior exportador no mundo de etanol, com 430 usinas produtoras concentradas basicamente na região centro-sul do País. Cerca de 60% da produção está localizada no estado de São Paulo e outros 10% distribuídos na região Nordeste. O País registra nos últimos anos um crescimento