Definição Empresarial
Uma empresa multinacional é caracterizada por ter sua matriz em um determinado país e atuar no mercado de outros países com o intuito de obter máxima lucratividade, os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial.
A instalação de uma filial em países em desenvolvimento ocorre, na maioria das vezes, através de beneficios do governo (doação de terreno e isenção de impostos). No entanto, os lucros obtidos por essas empresas são destinados à contrução de novas filiais em outros locais, e uma parte vai para a matriz localizada no país de origem.
Exemplos: Nokia, Sony, Coca Cola, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Volkswagen.
Empresa global
Pode surgir de uma empresa nacional, mas também pode já nascer como empresa global, ou seja, produz mercadorias num país somente, para vender em outros.
Seus métodos gerenciais são flexíveis e se moldam as diversas culturas com que entra em contato. Sua cadeia de comando se baseia na tecnologia de informação e nas telecomunicações.
Exemplos: Ferrero, Johnson & Johson, Google
Empresas Nacionais
Empresas formadas com capital 100% nacional, ou seja com todo dinheiro de pessoas do Brasil. Exemplo: Correios.
Empresas Classe A
Para ser uma empresa classe A, itens como desempenho de entrega de fornecedores, exatidão de inventário, programação, mestre de produção, atendimento ao cliente, entre outros envolvendo toda a cadeia desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao cliente, precisam atingir índices consistentemente superiores a padrões mundiais.