funcionalismo
— conjunto de estudantes, grêmios e~ (issociações, diretório acadêmico, classe, corpo docente, administradores etc. —contribui para o funcionamento do sistema global?
A maioria das teorias funcionalistas postula “necessidades ou “requisitos” do sistema. Quando isso é feito, uma parte é examinada com respeito a como se preenche uma necessidade ou requisito do todo. Por exemplo, muitos sistemas sociais têm necessidades de tomar decisões, coordenar pessoas e alocar recursos; portanto, se issO constituísse um requisito básico, alguém perguntaria: que partes do sistema preenchem essas necessidades relacionadas? E então nós explica ríamos como uma parte específica—por exemplo, o governO, se o nosso sistema central é uma sociedade— funciona para preencher essa necessidade básica.
Há muitos problemas com teorias funcionalistas. Um dos mais importantes é que elas freqüentemente vêem as sociedades como demasiadamente bem integradas e organizadas (Dahrendorf, 1958, 1959). Assim, se toda parte do sistema tem uma função ou preenche uma necessidade, as sociedades pareceriam ser