Definição de Transformador de Potência
Definição:
Transformador de potencia é o um equipamento estático que transfere potencia elétrica por acoplamento magnético, podendo variar grandezas relacionada com a mesma como tensões e correntes nominais. O transformador basicamente é formado com um ou mais enrolamentos e um núcleo pelo qual é realizado o acoplamento magnético. Geralmente o núcleo é formado por chapas de aço silício devido sua baixa relutância. Segundo a NBR 5356-1(2007):
Transformador de potência é um equipamento estático com dois ou mais enrolamentos que, por indução eletromagnética, transforma um sistema de tensão e corrente alternadas em outro sistema de tensão e corrente, de valores geralmente diferentes, mas à mesma frequência, com o objetivo de transmitir potência elétrica.
A potência de um transformador é transmitida por meio de uma tensão induzida gerada por um fluxo magnético mutuo que circula no núcleo devido à força magnetomotriz criada pela circulação de uma corrente nas espiras do enrolamento primário (enrolamento ligado a uma fonte geradora de energia).
Figura 1: Esquema básico do transformador.
A passagem de uma corrente pelas espiras do enrolamento primário gera os amperes- espiras que somados faz circula um fluxo magnético no núcleo magnético e gera um fluxo disperso no próprio enrolamento. (1) (2)
Principio de funcionamento:
O fluxo magnético que circula pelo núcleo do transformador gera uma tensão induzida nos enrolamentos do transformador que quando ligados à carga faz circular correntes de carga. Essas correntes de carga geram componentes de carga I’1 na corrente I1 do enrolamento primário (ligado à fonte de tensão) que pela lei de Lenz é necessária para restabelecer o fluxo mutuo devido o fluxo desmagnetizante gerado pelas correntes de carga. Segundo Kosow(1982) “Uma carga ligada aos