Definição de TPM (manutenção produtiva total)
O conceito básico do TPM é a reformulação e a melhoria da estrutura empresarial a partir da reestruturação e melhoria das pessoas e dos equipamentos, com envolvimento de todos os níveis hierárquicos e a mudança da postura organizacional.
Significa promover a revolução junto a linha de produção, através da incorporação da " Zero Quebras ", " Zero Defeitos " e " Zero Acidente". os operadores "assumem" a propriedade de seu equipamento e cuidam dele eles próprios. Eliminando-se as paragens e defeitos e criando confiança. O conceito de propriedade de equipamento junta a força (poder) do homem ao equipamento do sistema de produção, para criar produtos da cultura de valor.
A essência do TPM é que os operadores dos equipamentos de produção participem dos esforços de manutenção preventiva, auxiliem os mecânicos nos consertos quando o equipamento está fora de operação e, juntos, trabalhem no equipamento e no processo de melhoria do grupo de atividades, para melhoramento contínuo da qualidade do produto, eficiência operacional, e da própria segurança.
A definição do TPM, proposta em 1971 pela JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance), foi revista em 1989, estabelecendo-se uma nova exposição, que se constitui dos cinco itens seguintes:
- maximização do rendimento operacional global dos equipamentos;
- enfoque sistêmico globalizado, onde se considera o ciclo de vida do próprio equipamento, ou seja, uma manutenção produtiva total;
- participação e integração de todos os departamentos envolvidos, como o da programação, produção e manutenção;
- envolvimento e participação de todos, desde a alta direção até os elementos operacionais da linha;
- colaboração das atividades voluntárias desenvolvidas pelos pequenos grupos, além de criação de um ambiente próprio para a condução desses trabalhos.
Em conformidade com a definição do TPM, cada uma das letras possui um significado próprio.
A letra "T" significa "TOTAL". Total no sentido de