Definição de pediatria
Pediatria é a especialidade médica voltada para crianças e adolescentes, dada de forma preventiva ou curativa.
A pediatria geriátrica está relacionada com os cuidados de crianças e adolescentes para que estes se tornem adultos e idosos saudáveis. Isto inclui cuidado com a alimentação, pratica de exercícios e etc. É necessário porque é quase certo que no futuro a criança possa apresentar algum problema de saúde.
Puericultura é a parte preventiva, se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento e do crescimento da criança. Isso inclui a analise se a criança tá ganhando peso, se ela tá crescendo (dentro da faixa etária), andando na idade certa, falando.
SEMIOLOGIA PEDRIÁTRICA é o estudo dos sinais e sintomas, que constitui a síndromes, com finalidade diagnóstica.
A consulta pediátrica inclui três etapas: a anamnese detalhada, o exame físico e os exames complementares (as vezes). Espera-se que seja um momento de harmonia e isso depende muito da relação médico-paciente.
O exame físico pediátrico não segue a ordem de um exame físico no adulto (NUNCA: examinar a orofaringe primeiro; primeiro a ausculta porque a criança pode começar a chorar durante o exame).
A divisão etária da pediatria se apresenta da seguinte forma:
• Recém-nascido: 0 a 28 dias
• Lactente: 29 dias a 2 anos
• Pré-escolar: 2 a 7 anos
• Escolar: 7 a 10 anos
• Adolescência
-Meninas: pubescência: 10 a 12 anos; puberdade: 12 a 14 anos
-Meninos: pubescência: 12 a 14 anos; puberdade: 14 a 16 anos
A HEBIATRIA é a parte da pediatria que estuda os adolescentes. Apesar da área específica para adolescentes é importante continuar levando no pediatra porque este poderá acompanhar o paciente até o fim da adolescência. A definição do estatuto define que a adolescência excepcionalmente pode se estender até os 21 anos.