DEFINIçao DE LIQUIDEZ
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
DEFINIÇÃO DE LIQUIDEZ
A liquidez de uma empresa é medida por sua capacidade de satisfazer suas obrigações de curto prazo no vencimento. A liquidez se refere à solvência da posição financeira geral da empresa – a facilidade com a qual ela pode pagar suas contas. Como o percursor comum de uma situação financeira difícil e de inadimplência é a liquidez baixa ou em declínio, esses índices são vistos como bons indicadores de problemas de fluxo de caixa. As duas medidas básicas de liquidez são o índice de liquidez de curto prazo e o índice seco (ácido).
DEFINIÇÃO DE SOLVÊNCIA
A análise de balanços tem auxiliado os gerentes de crédito na tarefa de decidir se vale a pena ou não conceder créditos a seus clientes. Tal tipo de decisão, por muitas vezes recorrente, se beneficia muito de técnicas quantitativas que auxiliam a construir quadros de referência e de decisão rápidos.
Stephem C. Kanitz do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia e Administração de São Paulo construiu o chamado “termômetro de insolvência” que consiste em relacionar alguns quocientes, atribuindo pesos aos mesmos e somando e subtraindo assim os valores obtidos.
Solvência da posição financeira geral da empresa – a facilidade com a qual ela pode pagar suas contas.
Referências Bibliográficas
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Uma abordagem gerencial - LAWRENCE J. GITMAN, JEFF MADURA , 2003 – páginas 194/195
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Análise da Gestão Financeira e Gerencial – WAGNER PAGLIATO, 2009 – página 157/158